Mobilização contra a Reforma da Previdência leva milhares de Trabalhadores Rurais às ruas da Capital



Milhares de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares paraibanos ocuparam às ruas da Capital, na última sexta-feira (17), para protestar contra o Projeto de Emenda Constitucional 287 (PEC), que trata da Reforma da Previdência Social. O evento foi organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e os 214 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Estado a ela filiados.

Com faixas e cartazes, a multidão saiu da sede da Fetag, localizada em Jaguaribe, em direção a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB), onde foram recebidos pelo presidente da Casa, Gervásio Maia Filho, e os deputados Jeová Campos e Estela Bezerra, autores da proposta de audiência pública que debateu os graves prejuízos sociais e econômicos para os municípios e a sociedade, em especial para a população do Campo, com a aprovação da PEC 287. O ato marcou também a reabertura do Parlatório do Povo Deputado Tota Agra, da ALPB.

O presidente da Fetag-PB, Liberalino Lucena, destacou que os Trabalhadores querem o apoio, principalmente dos 12 deputados federais e 3 senadores paraibanos para que a proposta não seja aprovada. “Desde o início de fevereiro, estamos percorrendo as Câmaras de Vereadores de muitos municípios paraibanos, para, junto aos vereadores e prefeitos, que são a base eleitoral dos deputados e senadores, cobrarmos um posicionamento a respeito dessa Reforma, que, se aprovada da forma que está, deverá, praticamente, extinguir as aposentadorias rurais. Isso é ruim para todo mundo, e perdem, muito os municípios, pois as aposentadorias rurais fazem a economia local circular e geram empregos”.

Ele detalha: “Essa proposta onde homens e mulheres se aposentam apenas aos 65 anos de idade é um absurdo, e fere em cheio os direitos do Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que começam a trabalhar muito cedo e hoje se aposentam aos 55 anos as mulheres, e os homens aos 60 anos. Na verdade, vão inviabilizar o acesso deste público à aposentadoria, já que em muitos municípios, a expectativa de vida não chega a 70 anos de idade”, afirma Liberalino.

Audiências nos Municípios - As audiências fazem parte de uma grande mobilização do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) paraibano contra a aprovação no Congresso Nacional da PEC da Reforma da Previdência. Durante as audiências, os vereadores têm assinado por unanimidade documento onde se mostram contra a Reforma. A Fetag está reunindo todos os documentos e os encaminhará aos deputados federais e senadores da bancada paraibana. 

FETAG/PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pinto do Acordeon aparece em primeiras imagens após cirurgia para amputar perna

Frei Anastácio recebe apoios à reeleição, na região do Cariri

Proprietário de armazém foi assalto na noite de ontem em Santa Luzia-PB–Assaltantes já estão presos - Vejam fotos